Investimentos

10 regras de ouro para manter o seu negócio lucrativo

Com as constantes mudanças nos hábitos de consumo e evolução da tecnologia, manter um negócio lucrativo é um desafio que precisa ser enfrentado dia a dia pelos empreendedores em todos os setores. E o que fazer para não ficar para trás? Hoje, vamos apresentar 10 regras importantes para se manter competitivo e acompanhar as transformações […]
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Com as constantes mudanças nos hábitos de consumo e evolução da tecnologia, manter um negócio lucrativo é um desafio que precisa ser enfrentado dia a dia pelos empreendedores em todos os setores. E o que fazer para não ficar para trás?

Hoje, vamos apresentar 10 regras importantes para se manter competitivo e acompanhar as transformações do mercado. Acompanhe!

Enquanto grandes marcas e empresas buscam adequar seus produtos e tecnologias para consumidores cada vez mais exigentes, há uma parte que ainda busca atualização das suas ferramentas de trabalho para não ficar no prejuízo.

São donos de restaurantes, confeitarias, lojas de roupas, farmácias, salões de beleza e oficinas mecânicas, por exemplo, que precisam ter um diferencial para fidelizar o cliente que agora movimenta o comércio próximo da sua residência.

Novos hábitos de consumo

Atualmente, o país conta com aproximadamente 17 milhões de pequenos negócios e 70% deles passaram a utilizar os serviços da internet. A pesquisa realizada pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getulio Vargas (FGV), apontou a digitalização das atividades como a grande oportunidade de reduzir o impacto nos rendimentos.

A cada dez empresas, pelo menos sete já atuam nas redes sociais ou em aplicativos para impulsionar o faturamento e manter o negócio lucrativo. De olho nessa necessidade de mercado, as cidades inteligentes como a Smart City Laguna, que foi construída do zero no Brasil pela Planet Smart City, disponibiliza uma consultoria estratégica para que o comércio local siga crescendo e atendendo as exigências dos moradores.

Confira a seguir as 10 regras de ouro separadas pela consultora e mentora de novos negócios Romênia Matos para manter um negócio lucrativo, seja ele pequeno ou médio.

1. Crie um plano de negócio

É fundamental conhecer em detalhes todos os processos relacionados ao seu negócio, suas finanças, fornecedores, as entradas de matéria-prima e saída de produtos.

Para saber e controlar tudo isso é preciso elaborar um plano de negócios, a fim de mapear oportunidades, atingir novos clientes, investimentos e possíveis parceiros e fornecedores.

2. Calcule custos e contas a receber

Para que a sua empresa seja mais lucrativa, é preciso ficar de olho nos custos fixos, para que não ultrapassem o tamanho do negócio.

Se os gastos estiverem elevados demais em relação à capacidade financeira, você vai consumir a sua margem de lucro. As contas a receber também devem ser sempre conferidas. “É possível que grande parte da sua margem de lucro esteja acumulada no crédito concedido a clientes ou em valores que serão repassados futuramente”, alerta a consultora.

3. Conheça o perfil do cliente

Após compreender os processos financeiros e os custos da sua empresa, é necessário investigar o perfil do cliente, bem como sua faixa etária, costumes e necessidades. Dessa forma, é possível entender quais são os melhores canais para se comunicar e saber os produtos e serviços que esse cliente precisa.

4. Saiba precificar seu produto ou serviço

Colocar o valor errado no seu produto ou serviço pode reduzir a margem de lucro do seu negócio. Por isso é tão importante conhecer os custos fixos.

Com essas informações e o que descobriu sobre o seu cliente é possível identificar se há espaço para aumentar os preços que  você pratica ou criar campanhas promocionais e oferecer descontos.

5. Gerencie bem o estoque

Para equilibrar o seu estoque, avalie quais produtos têm maior procura e aqueles que têm baixa demanda. Com isso, será possível adequar as vendas e as compras para manter o lucro e não perder dinheiro com itens acumulados ou fora do prazo de validade.

6. Ofereça descontos com sabedoria

A estratégia de descontos nos produtos não pode ser feita de forma aleatória nem permanente. “As vendas ficam aquecidas porque os descontos foram estipulados de forma arbitrária, mas o preço final dos produtos não alcançam os custos e isso desequilibra o caixa”, diz Romênia.

Por isso, estude bastante e avalie a viabilidade de cada produto ou serviço antes de oferecer descontos aos seus clientes.

7. Fique de olho na concorrência

“Em um mercado competitivo, saber identificar e acompanhar a concorrência é questão de sobrevivência”, sublinha a consultora de negócios.  Mas, para reconhecê-la, antes de tudo é preciso conhecer as características da sua própria empresa, como os produtos ou serviços que comercializa, definir o seu negócio, sua capacidade de atendimento e locais de atuação.

Para isso, vale fazer duas perguntas: “Quem é seu concorrente direto?”. Aquele que vende os mesmos produtos para o mesmo cliente, com a mesma faixa de preço. “Quem é seu concorrente indireto?”. Aquele que não vende os mesmos produtos, mas atinge seu público-alvo com uma estratégia clara de substituição de produto.

8. Aposte nas redes sociais

Redes sociais como o Instagram são dinâmicas e visuais, o que permite interagir em tempo real com seus clientes, já que eles visualizam seus produtos na hora que você posta uma imagem ou vídeo.

Para ter um perfil atrativo e facilitar suas vendas, Romênia dá a dica: “Crie uma BIO atraente, coloque uma boa foto ou logo, otimize seu nome, seja objetivo com o seu produto deixando claro o que vende, insira um link mostrando que você tem a solução, adicione botões de ação, telefone de contato, Whatsapp, localização e crie destaques relevantes com ícones. Crie conteúdos relevantes, lembrando que pessoas se conectam com pessoas e não apenas com produtos”, diz Romênia.

 

9. Use o Whatsapp Business

O Whatsapp Business é uma ferramenta gratuita e essencial nos tempos atuais. Primeiro, invista em sua identidade visual. Assim, quando alguém chegar em suas redes sociais ou Whatsapp, já saberá logo de cara que se trata de sua marca ou produto.

Crie um perfil comercial, disponibilize catálogos (portfólio dos produtos), deixe mensagens de saudações (Olá, tudo bem? Seja bem vindo à nossa loja! Estamos em atendimento, assim que possível retornaremos ao seu contato). E, quando não puder responder, crie uma mensagem automática informando o horário de atendimento.

10. Invista (cada vez mais) nas vendas online

Com a pandemia, muitos negócios sobreviveram graças às vendas online e delivery. “É uma tendência sem volta”, afirma Romênia Matos. Portanto, vale aperfeiçoar cada vez mais os canais online e as redes sociais, mantendo uma boa estrutura de resposta e entrega, para turbinar as vendas, garantir os lucros e a perenidade do seu negócio.

E você, quais dessas regras de ouro já vem aplicando no seu negócio? Qual delas você já consegue colocar em prática imediatamente? Se você gostou de saber como manter o seu negócio lucrativo, aproveite para compartilhar este conteúdo com seus colegas que também vão gostar de ler!

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