Notícias

CAIXA anuncia pacote de medidas para o crédito imobiliário

A CAIXA anunciou, nesta quinta-feira (02), uma série de estímulos para o crédito imobiliário.  O pacote traz a inclusão dos custos com cartório e ITBI no valor do financiamento imobiliário. Essas despesas chegam a representar 5% do valor do imóvel, a depender da região. Além disso, o registro eletrônico de escrituras para contratos pessoa física de […]

A CAIXA anunciou, nesta quinta-feira (02), uma série de estímulos para o crédito imobiliário.  O pacote traz a inclusão dos custos com cartório e ITBI no valor do financiamento imobiliário. Essas despesas chegam a representar 5% do valor do imóvel, a depender da região.

Além disso, o registro eletrônico de escrituras para contratos pessoa física de empreendimentos financiados na Caixa permitirá acelerar o registro das operações. O que antes levava em torno de 45 dias agora poderá ser finalizado, em média, em 5 dias.

Custas Cartorárias e Despesas de ITBI:

Os clientes que pretendem comprar o seu imóvel com crédito na CAIXA podem agora contar com o financiamento das custas cartorárias e despesas de ITBI, para todas as operações residenciais com recursos do FGTS e, nas operações com recursos SBPE, para imóveis com valor de avaliação de até R$ 1,5 milhão.

O limite das custas financiáveis é de 5% sobre o valor financiado pelo cliente para operações contratadas com recursos SBPE e, com recursos do FGTS, o limite é de 4%. O valor total do contrato do cliente (valor relativo à compra do imóvel + financiamento das custas cartorárias e ITBI) deve estar dentro dos limites aprovados, observando-se sua capacidade de pagamento e o valor máximo permitido para o programa em que ele se enquadra.

Atualmente, essas despesas representam em torno de 2% a 5% do valor do imóvel e são pagas pelo próprio cliente nos trâmites de registro do contrato de financiamento habitacional. O percentual varia de acordo com os valores praticados nas diversas regiões do país.

Registro eletrônico de escrituras:

O registro eletrônico de escrituras para contratos pessoa física de empreendimentos financiados na CAIXA será realizado de forma eletrônica com troca de arquivos de dados estruturados entre o banco e o respectivo Cartório de Registro de Imóveis.

A medida permitirá acelerar o registro das operações, que antes levava em torno de 45 dias e agora poderá ser finalizado, em média, em 5 dias.

Fonte: CAIXA Econômica Federal

Você também pode gostar
Assentamento mecanizado de piso intertravado
Inovação
Infraestrutura e inovação: a combinação que mais impulsiona a valorização de lotes no Ceará

A valorização de lotes no Ceará acelera quando infraestrutura, mobilidade e crescimento urbano geram mais investimentos, criando polos econômicos que atraem moradores e empresas.

Porto-do-Pecem
Conheça o Ceará
Por que regiões próximas ao Porto do Pecém têm crescido tanto?

O crescimento imobiliário no Pecém, que há alguns anos ainda era uma aposta, se tornou um movimento concreto, sustentado por dados, investimentos industriais e planejamento logístico.  Localizado entre São Gonçalo do Amarante e Caucaia, no Ceará, o Porto do Pecém fica a apenas 60 km de Fortaleza e vem se consolidando como um dos principais […]

Pecém
Porto do Pecém: o novo motor econômico do Nordeste

O Porto do Pecém vem se consolidando como um dos principais motores econômicos do Nordeste brasileiro. Localizado no litoral do Ceará, o complexo portuário e industrial tem atraído investimentos estratégicos que impulsionam exportações, fortalecem a indústria e ampliam o papel do estado no comércio internacional.  Esse movimento ajuda a explicar por que a região passou […]

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar