Grupo Planet

Economia colaborativa: conheça as 5 vantagens da biblioteca de objetos

Você é daquelas pessoas que quando precisa muito de um objeto compra, só usa uma única vez e depois se arrepende de ter comprado? Quem nunca, não é mesmo? E se existisse um lugar onde você pudesse pegar emprestado esse objeto, ou apenas alugá-lo por um tempo, ao invés de comprar? Não seria perfeito? Pois […]
economia-colaborativa-conheca-as-5-vantagens-da-biblioteca-de-objetos

Você é daquelas pessoas que quando precisa muito de um objeto compra, só usa uma única vez e depois se arrepende de ter comprado? Quem nunca, não é mesmo? E se existisse um lugar onde você pudesse pegar emprestado esse objeto, ou apenas alugá-lo por um tempo, ao invés de comprar? Não seria perfeito?

Pois lá na Alemanha esse lugar já existe e se chama Leila Berlin: um espaço de doações e empréstimos de “coisas”. Funciona de uma forma muito simples: os objetos são divididos em três salas. Na primeira foram colocadas roupas e afins. Neste ambiente a pessoa pode levar qualquer coisa, assim como pode deixar o que não utiliza mais.

As ferramentas, barracas de camping e coisas que se utilizam poucas vezes foram divididas nas outras duas salas. Para usá-los as pessoas precisam solicitar o empréstimo e pagar uma taxa de garantia, que é restituída quando o objeto é devolvido.

O trabalho por lá é todo feito de forma voluntária. O objetivo: conscientizar as pessoas sobre a importância de consumir menos e de aprender a ser mais colaborativo.

Como toda boa ideia merece ser valorizada, a biblioteca de objetos já chegou aqui no Brasil, mais precisamente no Ceará, onde está sendo construída a primeira cidade inteligente inclusiva do mundo: a Smart City Laguna.

 

Leia também: Instituto Planet: como funciona o nosso braço social no Brasil

Biblioteca de objetos da Smart City Laguna (Ceará)

A biblioteca de objetos de Laguna foi inaugurada em 2019. É um espaço gratuito onde os moradores, e a população da região, podem pegar emprestadas ferramentas por um tempo determinado. São vários os tipos de ferramentas disponíveis: serrote, serra arco, parafusadeira, furadeira, entre outros.

O empréstimo é feito por meio de um aplicativo: o Planet App. A pessoa escolhe o objeto no app, faz a reserva, vai no Hub de Inovação, que fica na entrada da Smart City Laguna, assina um termo de responsabilidade sobre o objeto e deixa um valor de R$ 5 como caução.

De acordo com Susanna Marchionni, CEO da Planet Smart City no Brasil, empresa que está construindo a cidade inteligente inclusiva, a biblioteca de objetos foi criada com o intuito de incentivar os cidadãos a recuperar, reciclar e reutilizar objetos que não são de uso diário, gerando praticidade e economia para os usuários.

Veja as 5 vantagens da biblioteca de objetos

  • O empréstimo é bom para o meio ambiente: reduz o desperdício e a produção de coisas supérfluas e melhora a utilização dos recursos naturais.
  • Economia: se você for a uma biblioteca de objetos, tem uma enorme variedade de itens por uma pequena taxa de aluguel.
  • Compartilhar faz bem: um estudo realizado pela Universidade de Bonn, na Alemanha, mostrou que substâncias gratificantes são liberadas no cérebro quando compartilhamos ou doamos.
  • O empréstimo faz com que os ambientes da sua casa fiquem mais livres. Sabe aquele lema: menos é mais? Isso significa mais espaço na sua casa e menos objetos para acumular poeira.
  • Empréstimos conectam pessoas: por meio do compartilhamento, você conhecerá novas pessoas. O empréstimo é baseado na confiança e na amizade.

Achou útil esse artigo? Compartilhe com seus amigos!

Você também pode gostar
Pecém
Porto do Pecém: o novo motor econômico do Nordeste

O Porto do Pecém vem se consolidando como um dos principais motores econômicos do Nordeste brasileiro. Localizado no litoral do Ceará, o complexo portuário e industrial tem atraído investimentos estratégicos que impulsionam exportações, fortalecem a indústria e ampliam o papel do estado no comércio internacional.  Esse movimento ajuda a explicar por que a região passou […]

Inovação
Como grandes projetos como o hidrogênio verde valorizam regiões inteiras

Grandes projetos de infraestrutura sempre tiveram um papel decisivo na transformação econômica de territórios. Ferrovias, portos, pólos industriais e, mais recentemente, projetos de energia limpa são capazes de redefinir completamente o potencial de uma região.  Nesse contexto, o hidrogênio verde surge como um dos principais vetores de desenvolvimento dos próximos anos, com impacto direto na […]

Cidade Inteligente
Cidades inteligentes no Ceará: inovação que transforma o mercado imobiliário

O avanço das cidades inteligentes no Ceará não é tendência passageira. Na verdade, esse fenômeno é uma resposta direta a desafios urbanos reais: crescimento populacional, pressão sobre infraestrutura, mobilidade, segurança e qualidade de vida exigem soluções mais eficientes, integradas e sustentáveis.  Nesse cenário, o estado tem se destacado como um dos pólos mais promissores do […]

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar