Inovação

Internet das Coisas em expansão no Brasil

À primeira vista, a América Latina não parece um centro fervilhante de atividades de Internet das Coisas (IoT). As tendências mostram que apenas 7% das empresas latino-americanas usam regularmente a IoT e muitos setores ainda estão testando-a com timidez. O Brasil, entretanto, destaca-se desse grupo. Nos últimos anos, 60% das empresas brasileiras investiram em pesquisas […]

À primeira vista, a América Latina não parece um centro fervilhante de atividades de Internet das Coisas (IoT). As tendências mostram que apenas 7% das empresas latino-americanas usam regularmente a IoT e muitos setores ainda estão testando-a com timidez. O Brasil, entretanto, destaca-se desse grupo. Nos últimos anos, 60% das empresas brasileiras investiram em pesquisas e desenvolvimentos relacionados à IoT.

O mercado do Brasil está, certamente, pronto para a era digital. De acordo com estatísticas recentes, 58% da população do Brasil está online, e mais de 100 milhões de pessoas conectam-se por meio de seus smartphones. A avalanche da IoT – alimentada pela iniciativa do governo que encoraja novas parcerias, jovens inovadores e institutos de ensino superior – está agora avançando por todo o país.

O objetivo? Dar à economia do Brasil uma dose de adrenalina. O governo estima que projetos relacionados à IoT irão gerar 132 bilhões de dólares para a economia até 2025. Embora o foco principal seja impulsionar a economia, a estratégia também trará mudanças positivas para garantir a segurança de dados e a criação de um cenário regulamentar que seja mais aberto para facilitar novas inovações.

As tecnologias de IoT oferecem grande potencial para impulsionar o crescimento da economia brasileira. A estratégia foca quatro pilares centrais: Cidades inteligentes, Saúde, Agronegócio e Indústria.

O futuro está conectado
Muitos estão acolhendo a estratégia do Brasil para encorajar o desenvolvimento de todo o ecossistema e ambiente regulamentar de IoT. Embora talvez não seja capaz de competir com os gigantes de IoT já estabelecidos, como o Reino Unido ou a Coreia do Sul, o Brasil ainda pode impulsionar inovações de IoT para construir produtos nacionais e fortalecer o comércio de exportação, além de reforçar infraestruturas públicas.

Você também pode gostar
Bandeira dos Estados Unidos em frente ao um prédio de tijolod marrons
Finanças
Tarifaço dos EUA: O que isso significa para o seu dinheiro

O mundo todo foi pego de surpresa quando o presidente dos EUA, Donald Trump, anunciou uma série de medidas que levantou tarifas para produtos importados, o mercado financeiro recuou e está mais conservador perante a instabilidade atual.

Investimentos
Investir em Lotes: Guia Completo para Diversificar Sua Carteira com Segurança

Você trabalhou duro, superou momentos de aperto financeiro e hoje, finalmente, sobra aquele dinheiro que não quer deixar parado. Mas aí surge a dúvida: onde investir com segurança, sem arriscar tudo? Se você busca algo sólido, com potencial de valorização e que funcione como uma “apólice de seguro” para o futuro, investir em lotes pode […]

placas solares
Smart City Laguna
Energia solar na prática: como a Planet está impulsionando a transição energética em Laguna

Inovação com propósito Na Planet Smart City, acreditamos que a inovação só tem valor quando melhora a vida das pessoas. Por isso, transformar tecnologia em benefício concreto para os moradores é uma das nossas maiores prioridades. Um projeto global com impacto local Um exemplo claro disso é o projeto D2XF, que estamos desenvolvendo na Smart […]

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar