Fazer o projeto para construção de uma casa é uma etapa essencial na construção. Ao analisarmos uma planta de uma edificação, às vezes não imaginamos com o devido cuidado, o trabalho que foi desenvolvido antes que a planta fosse materializada.
Conhecendo bem as etapas e as dificuldades para definir o projeto, torna-se mais simples conhecermos a realidade que uma construção envolve. Respeitar as etapas de um projeto para construção é fundamental para os resultados esperados.
Neste conteúdo, vamos mostrar a importância de um projeto para construção. Confira!
Tenha um projeto arquitetônico em mente
O projeto de uma casa envolve vários aspectos e o principal deles é a concepção da ideia, ou seja, tudo que você deseja que haja na sua casa.
Assim, é essencial que, de antemão, sejam especificadas as dimensões do local e de cada cômodo, se haverá vagas na garagem, entre outras necessidades.
Avalie o terreno
O terreno ou o lote é a primeira coisa que devemos avaliar aos construirmos alguma edificação, seja um prédio, seja uma casa.
Isso porque não adianta planejar sem antes saber o tipo de solo, se há declives e aclives que dependem de cuidados.
Outro aspecto a ser avaliado é a incidência do sol. Na planta da casa, isso deve ser avaliado para saber as preferências dos moradores e garantir que os raios solares incidam nos locais mais propícios da residência.
Imagine que você quer um quintal espaçoso com piscina e deck. Seria mais interessante que ele recebesse os raios do sol da tarde ou da manhã? Costuma fazer eventos, como aniversários em casa, no período da tarde ou da noite?
Tudo isso vai influenciar na disposição dos cômodos, na ventilação e luz natural que cada um terá, além do material que será utilizado.
Contrate um arquiteto
Apesar de algumas construtoras, como a Planet Smart City, fornecer o projeto pronto com o aval dos arquitetos que fazem parte da empresa, o que garante mais segurança ao cliente, outras não oferecem essa facilidade, fazendo com que seja necessário acrescentar a etapa de contratação do arquiteto para desenvolver o projeto do zero.
Ao planejar um projeto para construção, o arquiteto além de criar a planta, dá também toda a assessoria jurídica junto à prefeitura da cidade na qual o terreno está localizado.
Quais são as vantagens de criar um projeto para construção?
Planejar o que será feito do terreno ou lote que você comprou deve ser muito avaliado. Afinal, deverá ser projetado um imóvel no qual atenda às necessidades da família que morará no local. Vamos, então, às principais vantagens de um projeto para construção!
Gestão da obra eficiente
Um projeto bem-feito de fato encaminha bem uma obra. Por seu intermédio, é possível prever perdas e evitar problemas que podem surgir em qualquer planejamento. Além disso, evita atrasos, que é o temor de quem espera a obra ficar pronta — ou seja, a família.
Segurança
Projetos de construção devem ser feitos por profissionais capacitados, como um arquiteto, tendo permissão legal para atuar na atividade. Dessa forma, tudo que for exigido por lei constará na execução da obra, garantindo um planejamento adequado e sem qualquer impedimento jurídico.
Economia
Um projeto de construção atua, na verdade, com um planejamento de tudo que deve ser feito, como as configurações que devem constar, os materiais, a mão-de-obra e tudo mais necessário para que o andamento seja o melhor possível e dentro do tempo previsto.
Previsibilidade
Um projeto bem-feito garante um fator muito importante no decorrer de uma obra: a previsibilidade, composta por início, meio e fim.
Ou seja, assegura que a espera não seja tão longa, como costuma ocorrer em algumas construções, em que não há essa probabilidade.
Neste post, você pode conferir a importância de um projeto bem-feito e com todos os itens essenciais para a obra dos sonhos. Siga as dicas e mãos à obra!
Se você gostou deste, compartilhe em suas redes sociais e nos ajude a incluir mais itens que podem deixar um projeto ainda mais atraente! Bora já!