Cidade Inteligente

Moradores de cidade inteligente testam sistemas de automação residencial IoT

A Planet Smart City está testando soluções de automação de IoT (Internet das Coisas) nas primeiras residências habitadas da primeira cidade inteligente acessível do mundo, a Smart City Laguna – Ceará. As famílias estão sendo convidadas a testar sistemas de automação de IoT em suas casas. A experiência acontece a partir da conexão de dispositivos […]

A Planet Smart City está testando soluções de automação de IoT (Internet das Coisas) nas primeiras residências habitadas da primeira cidade inteligente acessível do mundo, a Smart City Laguna – Ceará.

As famílias estão sendo convidadas a testar sistemas de automação de IoT em suas casas. A experiência acontece a partir da conexão de dispositivos residenciais à internet controlados remotamente por meio de aplicativos móveis, transformando casas em ambientes inteligentes.

Os testes estão em andamento e fornecerão dados e percepções para que os sistemas possam ser implementados em outros projetos no país, bem como na Índia e em todo o mundo. Além disso, a operação gerará feedback, dados e percepções valiosas que serão úteis na tomada de decisões futuras e para implementar os sistemas em outros projetos globalmente.

“Na Planet Smart City, reconhecemos o impacto potencial de aproveitar a tecnologia para tornar os bairros mais inteligentes e melhorar a qualidade de vida dos residentes. Utilizar ferramentas digitais para tornar a vida mais fácil, confiável, econômica e segura tem sido um foco significativo para nós desde o início”, explica Stephen Dunphy, chefe global de IoT da Planet Smart City.

As soluções já foram instaladas na casa do Ermerson e Lumara Viana. A iluminação inteligente está sendo testada na sala de estar da família, no quarto principal e na cozinha, permitindo que eles liguem e desliguem as luzes remotamente.

Uma câmera Wi-fi foi configurada para maior segurança dentro da sala do Ermerson, juntamente com sensores de segurança nas portas e janelas e um alarme. O sistema fez com que a família se sentisse muito mais segura, pois todos podem monitorar a casa quando estão fora.

Outros sistemas IoT, como plugues inteligentes, foram implantados, permitindo que os residentes controlem remotamente os aparelhos por meio de seus telefones celulares e também monitorem o consumo de energia elétrica. Os próximos itens a serem enviados para teste incluem um detector de fumaça e um detector de gás.

“É muito bom ter a casa totalmente automatizada e ser capaz de controlar dispositivos eletrônicos. Vou continuar instalando novos equipamentos para deixar minha casa mais inteligente”, disse Ermerson, residente da Smart City Laguna, entusiasta em tecnologia, professor de robótica e YouTuber.

cidade inteligente

Além das soluções residenciais, a Planet Smart City implantou mais de 60 soluções inteligentes em toda a área da Smart City Laguna, que vão desde fechaduras inteligentes em ambientes compartilhados até aplicativo gratuito de bairro (Planet App).

Para conhecer os projetos da Planet Smart City e saber mais sobre toda a tecnologia existente nas cidades inteligentes inclusivas, acesse: https://planetsmartcity.com.br

 

Sobre a Planet Smart City

A empresa proptech Planet Smart City projeta e constrói cidades e bairros inteligentes inclusivos, que fornecem mais do que apenas residências. Com presença global no mercado imobiliário a preços acessíveis, tanto em mercados emergentes quanto nos desenvolvidos, a Planet melhora a qualidade de vida de seus moradores, aplicando sua experiência em integração de soluções inteligentes, tecnologias digitais, serviços e inovação social.

 

Smart City Laguna (CE) – Primeira cidade inteligente inclusiva do mundo

A Smart City Laguna é a primeira cidade inteligente inclusiva do mundo. O projeto é voltado para 20 mil pessoas, em uma área de 330 hectares na região metropolitana de Fortaleza, próxima das mais belas praias cearenses, como Cumbuco, Paracuru, Taíba, Lagoinha, Flecheiras, e no caminho para Jericoacoara. A 1ª etapa da cidade já foi entregue e possui mais de 100 famílias morando. A previsão de conclusão é até o final de 2021.

Você também pode gostar
Pecém
Porto do Pecém: o novo motor econômico do Nordeste

O Porto do Pecém vem se consolidando como um dos principais motores econômicos do Nordeste brasileiro. Localizado no litoral do Ceará, o complexo portuário e industrial tem atraído investimentos estratégicos que impulsionam exportações, fortalecem a indústria e ampliam o papel do estado no comércio internacional.  Esse movimento ajuda a explicar por que a região passou […]

Inovação
Como grandes projetos como o hidrogênio verde valorizam regiões inteiras

Grandes projetos de infraestrutura sempre tiveram um papel decisivo na transformação econômica de territórios. Ferrovias, portos, pólos industriais e, mais recentemente, projetos de energia limpa são capazes de redefinir completamente o potencial de uma região.  Nesse contexto, o hidrogênio verde surge como um dos principais vetores de desenvolvimento dos próximos anos, com impacto direto na […]

Cidade Inteligente
Cidades inteligentes no Ceará: inovação que transforma o mercado imobiliário

O avanço das cidades inteligentes no Ceará não é tendência passageira. Na verdade, esse fenômeno é uma resposta direta a desafios urbanos reais: crescimento populacional, pressão sobre infraestrutura, mobilidade, segurança e qualidade de vida exigem soluções mais eficientes, integradas e sustentáveis.  Nesse cenário, o estado tem se destacado como um dos pólos mais promissores do […]

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar