Senza categoria

Uso de bambu na construção civil já é uma realidade

Nos últimos anos, cada vez mais as pessoas no Brasil estão preocupadas com o impacto que estão causando no meio ambiente e buscando meios sustentáveis que não agridam a natureza. Várias empresa estão dando preferência a produtos de baixo carbono, que consumam pouca água e sejam provenientes de materiais econômicos. Além disso, os recursos naturais […]

Nos últimos anos, cada vez mais as pessoas no Brasil estão preocupadas com o impacto que estão causando no meio ambiente e buscando meios sustentáveis que não agridam a natureza. Várias empresa estão dando preferência a produtos de baixo carbono, que consumam pouca água e sejam provenientes de materiais econômicos. Além disso, os recursos naturais estão começando a ser usado com mais respeito à natureza.

O bambu apresenta viabilidade para a construção civil, devido a sua resistência, flexibilidade e por seu baixo impacto gerado em seu cultivo. A técnica já é bem desenvolvida e utilizada até para pontes e edifícios de pequeno porte em países asiáticos e americanos, como China, Equador e Colômbia. No Brasil, a prática ainda é escassa.

O estudo está sendo conduzido pelo Laboratório Future Cities de Cingapura e visa determinar a gama completa de aplicações do bambu na construção civil. A pesquisa está revelando a real condição do material como elemento de estrutura para edificações. O bambu pode ser uma boa alternativa para países sem condições de fabricar em quantidade satisfatória materiais como aço e concreto e ainda atender a demanda.

Por ser abundante, renovável e extremamente resistente, o material tem um enorme potencial para se tornar no futuro um substituto do aço. Nos estudos de resistência e tração realizados, o bambu se mostrou extremamente eficiente, superando a maioria dos outros materiais testados, incluindo o aço reforçado. Outra característica é a sustentabilidade, já que sua extração é bem menos impactante do que a do metal.

Todos esses fatores são um grande incentivo para o investimento no desenvolvimento da produção e utilização do bambu. Mesmo assim, apesar desses benefícios, ainda é necessário muito trabalho e pesquisas para superar algumas limitações do material, como a contração e expansão causadas por mudanças de temperatura e absorção de água, além da degradação que pode ser gerada por fatores biológicos.

Você também pode gostar
Investimentos
Quanto custa construir casa? Descubra neste post!

Você sabe quanto custa construir casa? Essa é uma pergunta bastante relevante, pois muitas famílias brasileiras sonham em realizar o objetivo de ter um imóvel próprio. Para isso, é preciso um bom planejamento orçamentário. Tem interesse em saber mais sobre o tema? Neste conteúdo, explicaremos sobre os custos de uma obra, quais são as principais […]

loteamento-de-terrenos
Uncategorized
Saiba como está o mercado de loteamento de terrenos no Brasil

Leia esse artigo para um melhor entendimento sobre o cenário atual e futuro, desafios e perspectivas do mercado nacional de loteamento.

Inovação
Espaços compartilhados: entenda o que são e como usar

Neste artigo, entrevistaremos Anna Borba – gestora de desenvolvimento humano e social na Planet Smart City – que nos ajudará a entender melhor o conceito dos espaços compartilhados.

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar