Senza categoria

Uruguai constrói primeira escola 100% sustentável

Dois mil pneus, cinco mil garrafas de vidro, dois mil metros quadrados de papelão e oito mil latas de alumínio foram suficientes para construir uma escola 100% sustentável, no Uruguai. A construção de 270 m² foi projetada pelo norte-americano Michael Reynolds. Há 45 anos, Michael criou a Earthship, empresa especializada em edifícios sustentáveis e de […]

Dois mil pneus, cinco mil garrafas de vidro, dois mil metros quadrados de papelão e oito mil latas de alumínio foram suficientes para construir uma escola 100% sustentável, no Uruguai. A construção de 270 m² foi projetada pelo norte-americano Michael Reynolds.

Há 45 anos, Michael criou a Earthship, empresa especializada em edifícios sustentáveis e de baixo custo. A escola de Jaureguiberry, no Uruguai, tem placas de energia solar e moinhos de vento para gerar energia, além de hortas para a produção de alimentos orgânicos.

60% do material utilizado na escola é reciclado. Desde 2014, os moradores da região foram apresentados ao projeto e fizeram o possível para torná-lo real. Assim como 200 voluntários do Uruguai e de outros países que colocaram a mão na massa durante as sete semanas de construção, aprenderam o método de Reynolds e poderão repetir pelo mundo.

A escola sustentável atenderá cerca de cem alunos por ano, com um modelo de ensino que os coloca em contato direto com a natureza e o meio ambiente. O objetivo é ressignificar a escola, fazendo dela um espaço de encontro para comunidade, setor público e privado, com aprendizados sobre inovação e sustentabilidade desde a construção até as aulas.

Além de ser mais econômico aos moradores, a construção da escola reduz o impacto que as construções causam ao meio ambiente. A construção contou com a colaboração dos moradores, trazendo para o ambiente mais interação e inclusão entre os moradores.

A Smart City Laguna, primeira cidade inteligente social do mundo, em construção no Ceará, busca unir conceitos e produtos inovadores disponíveis no mercado de forma socialmente inclusiva. A cidade inteligente promove cursos, treinamentos e eventos que incentivem a união não apenas dos moradores da cidade, mas do em torno da região. Além disso, a Smart City Laguna gera nos moradores a educação colaborativa, onde cada um é responsável por manter os espaços limpos e visualmente bonitos.

Você também pode gostar
Investimentos
Quanto custa construir casa? Descubra neste post!

Você sabe quanto custa construir casa? Essa é uma pergunta bastante relevante, pois muitas famílias brasileiras sonham em realizar o objetivo de ter um imóvel próprio. Para isso, é preciso um bom planejamento orçamentário. Tem interesse em saber mais sobre o tema? Neste conteúdo, explicaremos sobre os custos de uma obra, quais são as principais […]

loteamento-de-terrenos
Uncategorized
Saiba como está o mercado de loteamento de terrenos no Brasil

Leia esse artigo para um melhor entendimento sobre o cenário atual e futuro, desafios e perspectivas do mercado nacional de loteamento.

Inovação
Espaços compartilhados: entenda o que são e como usar

Neste artigo, entrevistaremos Anna Borba – gestora de desenvolvimento humano e social na Planet Smart City – que nos ajudará a entender melhor o conceito dos espaços compartilhados.

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar