Senza categoria

NA MÍDIA – Portal Administradores cita Smart City Laguna em matéria

Com a expansão da interconectividade por meio dos smartphones, o acesso à internet foi expandido para a maioria da população brasileira. Conforme levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 64,7% das pessoas com idade superior aos 10 anos estão on-line, sendo o celular o gadget mais utilizado para 94,6% da parcela que […]
administradores.com
administradores.com

Com a expansão da interconectividade por meio dos smartphones, o acesso à internet foi expandido para a maioria da população brasileira. Conforme levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 64,7% das pessoas com idade superior aos 10 anos estão on-line, sendo o celular o gadget mais utilizado para 94,6% da parcela que está conectada.

Com isso, houve uma popularização dos serviços disponibilizados via web que foram impulsionados, também, pela utilização de dispositivos IoT (Internet das Coisas, na sigla em inglês), que possibilita a promoção de serviços inovadores e precisos. Assim, a população e o governo, por meio de soluções interconectadas, conseguem ter as principais demandas da atualidade atendidas.

Saúde, mobilidade e segurança, tidos como prioritários para toda a população – e precisam ser tratadas como tal pelos governos e corporações – sofreram diversas mudanças ao longo dos últimos anos, demonstrando, na prática, como a tecnologia pode ser uma forte aliada do progresso social.

Com aplicativos de transporte, agendamento de consultas e exames e monitoramento remoto, a sociedade encontra-se munida de ferramentas capazes de facilitar a rotina. Com a junção desses e de diversas outras aplicações tecnológicas, o conceito de cidade inteligente (smart city) ganha uma forma mais palpável ao viabilizar, por meio de parcerias público-privadas, a utilização de novas ferramentas para propor soluções para as grandes cidades.

Singapura, Masdar e Songdo foram as três primeiras smart cities do mundo. Elas são cidades evoluídas e tecnológicas, que aplicam o uso dessa inovação a favor da população, atuando com fontes renováveis de energia, água reutilizável, transporte sustentável e, claro, segurança colaborativa, proporcionada por meio de câmeras inteligentes que são conectadas com plataformas na nuvem, possibilitando maior armazenamento e disponibilidade dos arquivos. No Brasil, o projeto Smart City Laguna criará, no Ceará, a primeira cidade inteligente do país.

A tendência é que a tecnologia seja cada vez mais fundamental e indispensável para a evolução da sociedade, com a presença em todas as esferas e fazendo parte da vida de grandes cidades e seus moradores conectados.

Fonte: Portal Administradores.

Você também pode gostar
Investimentos
Quanto custa construir casa? Descubra neste post!

Você sabe quanto custa construir casa? Essa é uma pergunta bastante relevante, pois muitas famílias brasileiras sonham em realizar o objetivo de ter um imóvel próprio. Para isso, é preciso um bom planejamento orçamentário. Tem interesse em saber mais sobre o tema? Neste conteúdo, explicaremos sobre os custos de uma obra, quais são as principais […]

loteamento-de-terrenos
Uncategorized
Saiba como está o mercado de loteamento de terrenos no Brasil

Leia esse artigo para um melhor entendimento sobre o cenário atual e futuro, desafios e perspectivas do mercado nacional de loteamento.

Inovação
Espaços compartilhados: entenda o que são e como usar

Neste artigo, entrevistaremos Anna Borba – gestora de desenvolvimento humano e social na Planet Smart City – que nos ajudará a entender melhor o conceito dos espaços compartilhados.

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar