Senza categoria

Empresa de impressora 3D desenvolve pneu que não murcha

A empresa alemã BigRep desenvolveu uma técnica de impressão 3D que permite que modelos de pneus de bicicletas totalmente funcionais – e sem câmaras de ar – sejam impressos. O que viabiliza a funcionalidade do objeto é o material no qual ele é impresso. O filamento PRO FLEX, um elastômero termoplástico, dá flexibilidade para o […]

A empresa alemã BigRep desenvolveu uma técnica de impressão 3D que permite que modelos de pneus de bicicletas totalmente funcionais – e sem câmaras de ar – sejam impressos. O que viabiliza a funcionalidade do objeto é o material no qual ele é impresso. O filamento PRO FLEX, um elastômero termoplástico, dá flexibilidade para o modelo. Nos testes realizados pela empresa, o material revelou ter excelente amortecimento e boas propriedades dinâmicas.

O filamento, que pode ser usado na impressora industrial BigRep One, também é resistente à alta temperatura e a impactos em baixa temperatura, o que o torna ideal para uso como pneu de bicicleta para qualquer tipo de ambiente e condição climática. Também é possível customizar os detalhes do pneu de acordo com as preferências do usuário, durante a produção do design do modelo.

Por ser resistente, o pneu de filamento tem uma vida útil maior em relação aos pneus comuns, além de ser melhor para o meio ambiente, já que ele não necessita de câmara de ar de borracha para funcionar, e em consequência, ele não murcha nem precisa ser trocado frequentemente. Além disso, o PRO FLEX pode ser usado também na produção de rodas de skate, sapatos esportivos ou em componentes de equipamentos esportivos.

Apenas um protótipo
Infelizmente, no entanto, a BigRep disse que não há previsão para comercializar o modelo. O representante de comunicação da empresa, Maik Dobberack, disse que o protótipo foi apenas um “projeto de aplicação industrial interna”. Ele disse ainda que “o objetivo principal do design era inspirar e explorar as infinitas possibilidades da impressão 3D em larga escala.” Resta esperar para saber o futuro deste modelo.

Fonte: Ciclo Vivo.

Você também pode gostar
Investimentos
Quanto custa construir casa? Descubra neste post!

Você sabe quanto custa construir casa? Essa é uma pergunta bastante relevante, pois muitas famílias brasileiras sonham em realizar o objetivo de ter um imóvel próprio. Para isso, é preciso um bom planejamento orçamentário. Tem interesse em saber mais sobre o tema? Neste conteúdo, explicaremos sobre os custos de uma obra, quais são as principais […]

loteamento-de-terrenos
Uncategorized
Saiba como está o mercado de loteamento de terrenos no Brasil

Leia esse artigo para um melhor entendimento sobre o cenário atual e futuro, desafios e perspectivas do mercado nacional de loteamento.

Inovação
Espaços compartilhados: entenda o que são e como usar

Neste artigo, entrevistaremos Anna Borba – gestora de desenvolvimento humano e social na Planet Smart City – que nos ajudará a entender melhor o conceito dos espaços compartilhados.

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar