Senza categoria

Brasil poderá ser primeiro país da América Latina a implantar tecnologia 5G

A Nokia espera que o Brasil sedie o maior leilão de tecnologia 5G do mundo no próximo ano. A afirmação é do diretor de tecnologia da Nokia na América Latina, Wilson Cardoso. Segundo ele, isso fará com que o país seja o primeiro da América Latina a implantar a tecnologia. “Acho plausível dizer que o grande […]
Brasil poderá ser primeiro país da América Latina a implantar tecnologia 5G
Brasil poderá ser primeiro país da América Latina a implantar tecnologia 5G

A Nokia espera que o Brasil sedie o maior leilão de tecnologia 5G do mundo no próximo ano. A afirmação é do diretor de tecnologia da Nokia na América Latina, Wilson Cardoso.

Segundo ele, isso fará com que o país seja o primeiro da América Latina a implantar a tecnologia. “Acho plausível dizer que o grande presente de Natal no Brasil no próximo ano provavelmente será um smartphone 5G”, afirma o executivo.

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ainda está definindo as regras para o leilão. Em jogo estão as frequências de 2,3 GHz e 3,5 GHz, alocadas em maio pela Anatel, e outras bandas, como 26 GHz e 700 MHz, para comunicações de baixa latência para uso industrial, ainda a serem adicionadas.

Se todos as quatro forem leiloadas juntas, acrescentou Cardoso, será o maior leilão de tecnologia 5G do mundo. “As joias da coroa são certamente os blocos em 26 GHz e 700 MHz, mas quanto mais frequências disponíveis, menor deve ser a especulação de preço, explicou.

Leia também: Como o Big Data irá impulsionar a inovação nas cidades inteligentes

A Nokia começou a testar a tecnologia 5G no Brasil em fevereiro de 2018 com a TIM. Cardoso disse que a empresa finlandesa também realizou testes com outras operadoras, mas não revelou quais. De acordo com ele, os projetos são confidenciais.

O grande número de conexões simultâneas do 5G resolverá o problema de antenas ocupadas. As antenas atuais têm um limite baixo da quantidade de usuários que conseguem conectar-se em determinado local. Por isso, em grandes eventos, como shows e partidas de futebol, o sinal do celular costuma ficar muito precário.

Previsto para acontecer em março de 2020, o leilão deverá movimentar R$ 20 bilhões. Devido as obrigações de investimentos impostas às empresas, como cobertura em áreas mais afastadas, a arrecadação poderá ser menor.

Porém, se tudo der certo, a nova frequência estará disponível nas capitais a partir de 2021 e em 3 anos em lugares mais distantes dos grandes centros urbanos.

Com informações da Reuters

Você também pode gostar
Investimentos
Quanto custa construir casa? Descubra neste post!

Você sabe quanto custa construir casa? Essa é uma pergunta bastante relevante, pois muitas famílias brasileiras sonham em realizar o objetivo de ter um imóvel próprio. Para isso, é preciso um bom planejamento orçamentário. Tem interesse em saber mais sobre o tema? Neste conteúdo, explicaremos sobre os custos de uma obra, quais são as principais […]

loteamento-de-terrenos
Uncategorized
Saiba como está o mercado de loteamento de terrenos no Brasil

Leia esse artigo para um melhor entendimento sobre o cenário atual e futuro, desafios e perspectivas do mercado nacional de loteamento.

Inovação
Espaços compartilhados: entenda o que são e como usar

Neste artigo, entrevistaremos Anna Borba – gestora de desenvolvimento humano e social na Planet Smart City – que nos ajudará a entender melhor o conceito dos espaços compartilhados.

Descubra o viver além de morar.
Mande uma mensagem
Descubra o viver além de morar